Arquitetura de Infraestrutura de TI

O atual ambiente de negócios se destaca dos anteriores pela absoluta imprevisibilidade.

Adicionalmente os negócios passam por ciclos de expansão, retração e inovação, e são cada vez mais suportados por e dependente de Infraestrutura Tecnologia de Informação adequada, flexível e resiliente.

A Arquitetura de Infraestrutura de TI é o instrumento para a concepção, registro e avaliação das soluções de infraestrutura colocadas à disposição para fazer frente, de forma econômica e ágil, às mudanças constantes no ambiente e ciclos do negócio.

A Avanti Systems poderá gerar os artefatos (catálogos, métricas, diagramas) que descrevem os Architecture Building Blocks ABBs (Blocos de Construção da Arquitetura) que servirão de base para criação dos Solution Building Blocks SBBs (Blocos de Construção da Solução) a serem utilizados para criar a capacidade requerida pelo negócio para suportar realidades de negócio altamente voláteis como as atuais.

Existem alguns tipos de arquitetura de TI. Confira os mais conhecidos a seguir:

Arquitetura centralizada

01

Modelo de arquitetura em que toda a infraestrutura tecnológica é suportada por um data center..

Arquitetura descentralizada

02

Na arquitetura descentralizada, distribui-se o processamento em vários computadores, servidores e dispositivos.

Arquitetura orientada a serviços (SOA)

03

Modelo de arquitetura de software que funciona na lógica de Software-as-a-Service (SaaS), conhecido pelas estruturas modulares e focada na reutilização de componentes para acelerar a criação de novas soluções.

Peer-to-peer

04

Forma de arquitetura descentralizada, em que diversos computadores são capazes de compartilhar recursos e validar operações sem a necessidade de um servidor central. O Blockchain é um exemplo de arquitetura peer-to-peer.

BYOD

06

A sigla significa “Bring Your Own Device” e representa a tendência de uso de recursos tecnológicos e equipamentos pessoais por parte dos colaboradores para conectar-se aos sistemas da empresa.

Cloud

07

Começando pelo conceito mais simples, Cloud Computing é a disponibilização de serviços de processamento e armazenamento de dados por meio de data centers, acessados pela internet.

Assim, a empresa pode consumir uma série de serviços de computação, que vão desde o armazenamento de dados até o uso de servidores, para o que chamamos de nuvem — esse é apenas um conceito abstrato para contrapor com a necessidade de contarmos com estruturas e servidores físicos internos na empresa.

Com isso, se espera reduzir custos, aumentar a flexibilidade — tão rara nesse mundo digital —, e escalonar soluções.

+55 (11) 3771 3352

Localização

Av. Eusébio Matoso, 690 - cj 25 - Pinheiros
São Paulo - SP - Brasil - CEP 05423-000